Sobre a Clinica

CURSOS

PUBLICAÇÕES

VIAGENS

É errado pensar que as pessoas vão perdendo seus dentes naturais, com o avançar da idade.
A verdade é que uma boa higiene bucal e cuidados profissionais regulares do dentista, os dentes duram por toda sua vida.
Entretanto, se não houver esse tipo de tratamento com manutenção periódica, pode aparecer a doença periodontal, que destrói o osso de suporte e acarreta a perda do dente ou dos dentes envolvidos.
A partir dos 35 anos de idade, a doença periodontal é a principal causa de perda dos dentes , independente do sexo do indivíduo.

É errado pensar que as pessoas com doença periodontal, sempre têm suas bocas sujas, têm má higiene ou não escovam seus dentes.
A verdade é que as pesquisas mostram que mais de 30% da população são geneticamente suscetíveis à doença periodontal. Mesmo com todos os cuidados de higiene oral, tais indivíduos têm 6 vezes mais chances de desenvolverem a doença periodontal.
Identificar estes casos, com exames clínicos e bacteriológicos, no início da doença é fundamental para a orientação do tratamento, de tal forma que os indivíduos possam manter seus dentes pelo resto da vida.

É errado pensar que a saúde bucal não afeta a saúde geral das pessoas.
A verdade é que a doença periodontal interfere com todo sistema orgânico das pessoas e numerosas doenças têm relação com a doença periodontal: diabetes, reumatismo infeccioso, artrite, osteoporose, problemas cardiovasculares e outras.

A relação entre a doença periodontal e os problemas cardiovasculares dos pacientes.

A Academia Americana de Periodontia está preocupada com as novas pesquisas que relacionam as doenças gengivais com as doenças cardíacas.
Estudos recentes da Academia sugerem que as bactérias presentes na gengiva inflamada podem penetrar no sangue, através da bolsa periodontal e contribuir para um ataque cardíaco.
De acordo com o Dr. Timothy Rose, presidente da Academia, novos estudos dão suporte a essas pesquisas. As doenças gengivais podem aumentar significativamente o risco das doenças cardíacas. Assim, a doença gengival seria um fator de risco para as doenças cardiovasculares.
O sinal mais comum da doença gengival é o sangramento ou exudato, que ocorre entre os dentes. Se a doença for deixada sem tratamento , ela pode destruir o osso alveolar de suporte e o dente ser perdido.
Mais pesquisas nesta área estão sendo feitas e são financiadas pelo Departamento Nacional de Saúde dos USA.
A Academia Americana de Periodontia recomenda que as pessoas que tenham propensão à doenças cardiovasculares procurem seu periodontista e cuide bem de sua gengiva, com visitas periódicas e manutenção.
Chicago, 18 de Junho 1997. AAP.

O Instituto Nacional de Saúde, USA, recentemente aprovou uma verba de 1,3 milhão de dólares para estudos da relação entre doença periodontal e doenças cardiovasculares.
O Dr. Robert Genco, professor e Presidente da Universidade Estadual de Nova Iorque, em Búfalo, Redator do Journal of Periodontology, é o encarregado de coordenar esta pesquisa.
Segundo o Professo Genco, a presença das bactérias na bolsa periodontal contribui diretamente para o acúmulo de placas de gordura na parede das artérias, criando muito maior risco para as doenças cardíacas.
Mais de 250 bilhões de dólares são gastos direta ou indiretamente no tratamento das doenças cardiovasculares nos USA.

É errado pensar que a doença periodontal é uma infecção menor, sem importância para o organismo.
A verdade é que a área do tecido periodontal quando inflamada corresponde à superfície de um braço da pessoa, que é uma área bem grande. Se a gengiva estiver toda vermelha e inflamada, o problema é bem sério para todo o organismo; a pessoa deve consultar um periodontista imediatamente.

A doença da gengiva não é uma infecção pequena, se não tratada leva à perda da extrutura óssea e dos dentes. A pessoa teria que mudar seu modo de vida, por ter que usar uma dentadura, com profundas mudanças estéticas, e dramática dificuldade para mastigar os alimentos.

Doenças da gengiva, também são conhecidas como doenças periodontais, são das infecções mais comuns da cavidade bucal das pessoas, sendo até mais prevalente que resfriado

É errado pensar que o sangramento gengival é uma ocorrência normal.
A verdade é que o sangramento gengival não é normal, é um sinal de doença. Pense no tecido de sua mão sangrando a todo momento, você a lavaria sempre, e se preocuparia com isto, com a certeza que algo de errado estava ocorrendo. Outros sinais da gengiva inflamada incluem: gengiva inchada, vermelha e brilhante, a gengiva separada do dente, pus entre a gengiva e o dente, mau hálito, os dente migram patologicamente, separando-se uns dos outros.